Voltar

05/11/2021 09:59:00

Furar ou calibrar pneus: nunca mais!

Saiba mais sobre os pneus do futuro, sem ar e sem furos.

2868e6b0-e61f-4a87-9729-56f133f8835f_LEVEN - ARTIGO 32 - Os pneus do futuro estão chegando.jpg

Apesar de mais de um século de história, evolução e modernização das tecnologias, o pneu ainda é um artefato que não se livrou de suas inconveniências. Basta um objeto perfurante como um prego ou caco de vidro se colocar no seu caminho e você provavelmente vai precisar visitar o borracheiro ou até comprar um pneu novo. Felizmente, diversas grandes fabricantes do segmento estão trabalhando em novas tecnologias para criar pneus revolucionários, que não furam e não precisam de ar!

Pensando nisso, algumas fabricantes já começaram a mostrar um pouco do que podemos esperar no futuro, que reserva um pneu completamente diferente para nós.

Pirelli

Os pneus chamados de “Run Flat” já existem, e conseguem rodar mesmo após furos. Mesmo com essa vantagem, esse tipo de pneu não dispensa a necessidade de reparos posteriores. Mas a Pirelli promete mudar isso.

Foram anunciados para o mercado brasileiro três novos pneus das famílias Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Eles possuem a tecnologia Seal Inside, que consiste em uma espécie de massa vedante na parte interna do pneu. Com isso, é possível vedar furos de até 4 mm de diâmetro (um prego, por exemplo) com o carro em movimento, sem o pneu perder a pressão e sem precisar da manutenção urgente.Além disso, o sistema Seal Inside não exige as paredes laterais reforçadas como as dos pneus Run Flat e, portanto, são mais leves.

Michelin

Mesmo que as dores de cabeças com furos sejam eliminadas, os pneus atuais ainda precisam ter ar dentro deles e não são imunes à perda de pressão. Pensando nisso, em 2019 a Michelin apresentou o Uptis, um pneu completamente sem ar.

Segundo reportagem da CNN Brasil, “Ele é um conjunto que substitui a dupla roda e pneu, e sua rigidez não é determinada pela pressão de ar interna ou da resistência de sua estrutura externa, mas, sim, por raios. Com isso, elimina-se a necessidade de calibração ou a perda de pressão após avarias, pois não há a exigência de se manter ar dentro.

O Michelin Uptis ainda possui uma banda de rodagem convencional, mas as laterais são vazadas. A sustentação se dá por lâminas resistentes de fibra de vidro cobertas por borracha, que tornam a peça bastante flexível. Elas também atuam como uma segunda “camada” de amortecimento, auxiliando a suspensão.”

De acordo com a Michelin, o foco do Uptis é a sustentabilidade, pois demanda menos borracha para ser produzido e a estimativa da é de que ele dure até três vezes mais do que um pneu comum, o que resultaria em menos material descartado no meio ambiente. O Uptis está sendo testado desde 2019, e a previsão é que esse pneu seja lançado em meados de 2024!

Fontes: CNN Brasil - Pirelli Seal Inside / Divulgação - Michelin Uptis / Divulgação

 

TAGS: pneu.pirelli. michelin.futuro

Comentários

0 comentário(s)

Veja também

d4c3781c-e27d-4d09-be76-f7aa6c133095_sadas.jpg

24/11/2021 17:43:00

Presentes para apaixonados por carros!

Dicas Leven imperdíveis para você fazer bonito na hora do presente

e8f12ea8-36fa-4300-9a1e-7f437b408aba_LEVEN - ARTIGO 34 - Leis de trânsito surpreendentes.jpg

18/11/2021 18:11:00

As 8 leis de trânsito mais surpreendentes

Algumas leis mundiais que fazem as leis brasileiras serem Leven demais!

c516f7b6-6f75-46ea-84d5-ed2cd36cae38_LEVEN - ARTIGO 33 - FÓRMULA 1.jpg

11/11/2021 10:27:00

Vem aí, Fórmula 1!

O primeiro mega evento pós-pandemia.

2868e6b0-e61f-4a87-9729-56f133f8835f_LEVEN - ARTIGO 32 - Os pneus do futuro estão chegando.jpg

05/11/2021 09:59:00

Furar ou calibrar pneus: nunca mais!

Saiba mais sobre os pneus do futuro, sem ar e sem furos.