Voltar

26/10/2021 17:39:00

Indy Autonomous Challenge

A primeira corrida de carros autônomos aconteceu neste último sábado, 23 de outubro, no berço automobilístico de Indianápolis!

511cac32-60ac-4ec4-8622-a7fb8cf14af9_LEVEN - ARTIGO 31 - Indy Autonomous Challenge.jpg

Nesta corrida os pilotos foram substituídos por cerca de 40.000 linhas de código programadas por cada equipe. Loucura, né? E como isso funciona? Um computador poderoso fica preso no balde onde o motorista normalmente se senta, e um software dá a partida no motor do carro. Em seguida, o sinal de largada é dado por um cão-robô da Boston Dynamics, chamado de “Spot”! Nesta primeira corrida, a velocidade média chegou a 160 km/hora!

Quase um ano atrás, em novembro de 2020, mais de 40 universidades começaram essa jornada inédita: a elaboração da primeira corrida de carros autônomos do mundo, sem carro reserva, sem motorista e até sem banco de motorista. O desafio foi grande! As equipes se comunicavam por meio de plataformas de vídeo online para discutir e começar a construir a codificação e os algoritmos sofisticados que acabariam “queimando” neste último sábado no IMS.

Depois de alguns meses, restaram somente 10 equipes das 40 iniciantes. Quase 40 alunos do departamento de engenharia automotiva da Clemson University fizeram parceria com a Dallara e a ESN para desenvolver o carro e a base da tecnologia que todas as nove equipes usariam.

Essa tecnologia inclui sensores que monitoram o movimento do chassi, a suspensão do carro, pneus e trem de força para fazer os carros saírem do pitlane. Além disso, aumentar a velocidade, frear, planejar uma linha de direção, evitar obstáculos e avaliar as condições da pista para decidir o quão perto dos limites poderiam ir!

Depois de incontáveis horas de simulações, as equipes passaram quase todos os dias dos últimos três meses trabalhando intensamente para obter seus carros e a tecnologia que os impulsionou até a famosa linha de chegada.  Cerca de 120 milhões de dólares foram investidos pelos patrocinadores para tornar possível a competição.

A equipe vencedora do Indy Autonomous Challenge, foi a do time da TUM Autonomous Motorsport, que levou o prêmio de U$ 1 milhão do total de U$ 1,5 milhões. Esses recursos serão revertidos em missões de educação e pesquisas das universidades participantes!

Inteligência artificial e carros autônomos: não é sobre substituir os motoristas, e sim ajudá-los.

O desafio foi projetado para levar a IA e os veículos autônomos para o próximo nível. Com sistemas de percepção de 360 graus, dados extraídos dos carros e IA robusta, os algoritmos de aprendizado de máquina tomaram decisões sozinhos na competição. Essa tecnologia está muito além do que os pilotos possuem e têm acesso nas competições tradicionais.

Parte dessa tecnologia não se trata apenas de fazer um carro sem motorista, mas de desenvolver sistemas mais seguros em velocidades mais rápidas. Quantas vezes os pilotos de corrida disseram ao longo dos anos: “Eu gostaria de ter olhos atrás da minha cabeça?” Os carros autônomos oferecem isso! Eles podem ver e perceber tudo ao seu redor.

De acordo com os organizadores do The Challenge, “Os ganhos de eficiência da automação podem reduzir o consumo geral de energia veicular em 60%”. Outro elemento importante é a redução potencial de mortes e ferimentos em acidentes, principalmente nos Estados Unidos. “Com 94% das mais de 40.000 mortes anuais em automóveis nos Estados Unidos causadas por “fatores humanos”, os avanços na automação de veículos têm o potencial de salvar dezenas de milhares de vidas”, afirma o material de divulgação dos organizadores.

Confira as 10 equipes compostas por 21 universidades que competiram no Indy Autonomous Challenge:

?             AI Racing Tech - University of Hawai'i, University of California San Diego

?             Autonomous Tiger Racing - Auburn University

?             Black & Gold Autonomous Racing - Purdue University, Academia Militar dos Estados Unidos em West Point

?             Cavalier Autonomous Racing - University of Virginia

?             EuroRacing - Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália), Universidade de Pisa (Itália), ETH Zürich (Suíça), Academia Polonesa de Ciências (Polônia)

?             IUPUI-IITKGP-USB - Indiana University-Purdue University Indianapolis, Indian Institute of Technology Kharagpur (Índia), Universidad de San Buenaventura (Colômbia)

?             KAIST - Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (Coreia do Sul)

?             MIT-PITT-RW - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Pittsburgh, Instituto de Tecnologia de Rochester, Universidade de Waterloo (Canadá)

?             PoliMOVE - Politecnico di Milano (Itália), Universidade do Alabama

?             TUM Autonomous Motorsport - Technische Universität München (Alemanha)

 

TAGS: carros.autônomos.Indianápolis

Comentários

0 comentário(s)

Veja também

d4c3781c-e27d-4d09-be76-f7aa6c133095_sadas.jpg

24/11/2021 17:43:00

Presentes para apaixonados por carros!

Dicas Leven imperdíveis para você fazer bonito na hora do presente

e8f12ea8-36fa-4300-9a1e-7f437b408aba_LEVEN - ARTIGO 34 - Leis de trânsito surpreendentes.jpg

18/11/2021 18:11:00

As 8 leis de trânsito mais surpreendentes

Algumas leis mundiais que fazem as leis brasileiras serem Leven demais!

c516f7b6-6f75-46ea-84d5-ed2cd36cae38_LEVEN - ARTIGO 33 - FÓRMULA 1.jpg

11/11/2021 10:27:00

Vem aí, Fórmula 1!

O primeiro mega evento pós-pandemia.

2868e6b0-e61f-4a87-9729-56f133f8835f_LEVEN - ARTIGO 32 - Os pneus do futuro estão chegando.jpg

05/11/2021 09:59:00

Furar ou calibrar pneus: nunca mais!

Saiba mais sobre os pneus do futuro, sem ar e sem furos.